Quais as semelhanças entre Nova York e CAMPINAS? Definitivamente Não é o modelo de captação de água! Há mais de 120 anos, a água que abastece os nova-iorquinos vem das montanhas que ficam a cerca de 160 quilômetros da cidade. A água tem qualidade superior, já que os rios praticamente não sofrem impacto da ação humana. E quando a atividade antropica ameaçou interferir, nos anos 1980, logo foi criada uma aliança para permitir a preservação dos mananciais.
Enquanto que em Campinas, num modelo retrogrado, contrariando todo discurso de “cidade sustentável, a PREFEITURA MUNICIPAL E O ORGÃO GESTOR DA APA (Secretaria do Verde) aprova um loteamento de alto padrão, há menos de 1000 metros da Unica Captação de Agua do Municipio – ETA SANASA do Rio Atibaia.(vide imagem)
Com os documentos de aprovação, as obras começaram, apesar dos esforços do coletivo de ONGs Ambientalistas e do Ministério Publico para que a Zona de Mancial fosse preservada. Um inquéritto foi instarado pelo MP mas não conteve o início das obras. O desmatando das margens do Rio Atibaia já esté em andamento. Arvores de grande porte já foram elimidadas.. Com a implantação do sistema viário , varias APPs, incluindo do Ribeirão Santana foram aterradas… A região com intenso trafico de animais silvestres e nativos , com uma biodiversidade de Mata Atlantica punjante está sendo destruida! A terra nua, a movimentação de terra em terras altas está provocando o assoreamento da lagoa Santana e do Rio Atibaia. Uma tragédia anunciada.
A APAVIVA há mais de 10 anos defende que os 30% desse loteamento, que ocupa indevidamente a Zona de Proteção de Manancial deveria permanecer como área verde, por ser uma área de infinita importância para a captação de agua do municipio. A Zona de Proteção de Manancial conserva os remanescentes de vegetação nativa com alto valor para a Biodiversidade, promove a conectividade da paisagem e dos corredores ecológicos, além de proteger os recursos hídricos que atendem a 95% do abastecimento público.
Ainda assim a prefeitura passa por cima da demanda da sociedade e dos conselhios ambientais e aprova este crime ambiental. O cidade, como um todo, pagará no futuro essa conta! Um retrato da especulação imobiliária na APA, que potencializa a ocupação irregular do solo, provocando desflorestamento das nascentes e ribeirões trazendo insegurança hídrica para o município e região.O mesmo governo que aprova a ocupação urbana, em áreas que deveriam ser protegidas, causam a destruição dos recursos hídricos naturais da APA de Campinas, propõe construir barragens, igualmente impactantes, em nome da segurança hídrica!
Apesar de nesta zona -ZPM, ser proibido loteamento ou formação de núcleo urbano no rural, o prefeito Jonas Donizete aprovou por meio do Decreto Municipal n° 20.531/2019, este loteamento na APA de Campinas.
A APA DE CAMPINAS produz água de altíssima qualidade, protegida pela mata atlântica, que poderá garantir agua potavel para a Região Metropolitana de Campinas, sem impacto ambiental caso nossos governates acordem e proibam que crimes contra nossos recursos naturais, como este, não mais aconteçam !
Nova Iorque a beira da falta de agua, montou o projeto de Catskill, recompondo,plantando floresta nas montanhas e deixando alguns trechos sem, e neste experimento cientifico mostrou a importancia da floresta para agua de boa qualidade! E com menor custo ( pois nao precisava de tratamento caro). Confiram! E la estao com agua até hoje!
Pois é Eleonore, tantos bons exemplos e o poder publico aprova loteamentos em Zonas de Manancial, ignorando as emergências climáticas e a crise hídrica..!
Bom dia
Eu sou Marcos Roberto, jornalista da Rádio e TV Fé e Luz/Rádio Ouro Verde FM, e gostaria de verificar a possibilidade de agendarmos uma entrevista. Desde já agradeço.
Marcos,
demorei muito a responder, né?
mas se precisar estou disponivel, pode me cahmar no 19 993182338
Boa tarde. Só uma dúvida: abri o site do Ville Sainte Anne e os condomínios deles não estão nesta área da APA, qu vcs. comentam, ao lado da estação de tratamento de água da Sanasa: https://villesainteanne.com.br/
Sei que em Sousas uma fazenda foi vendida já há muitos anos e foi loteada, o que derivou estes condomínios Ville Sainte Anne (vários e não um só) – tipo Swiss Park. Mas pelo que vi no mapa nenhum deles se encontra ao lado da ETA.
Só queria um esclarecimento. Pois pode ser outro empreendimento, ou então algo clandestino. Eu divulguei no Facebook pois tb. não concordo em fazer construções dentro de APA. Abraços.
Desculpa a demora da resposta…
Eles não mostram, mas estão sim..
O Plano de Manejo da APA, cria um zoneamento ambiental, baseado nos meios físicos e bióticos e determina quais áreas devem ser protegidas. A ZONA DE CONSERVAÇÃO DE MANANCIAL, foi criada justamente para proteger a região do Rio Atibaia em que o município esta fazendo sua captação de agua..Os loteadores, conseguem junto a prefeitura uma ampliação da area urbana e invadem em 30% esta zona.. todos perdem, os cidadãos, o município, só ganha o empreendedor, mais dinheiro com mais lotes para vender! fiz uma nova publicação @apaviva (FB e insta) com a imagem do loteamento desmatado e a captação da SANASA. por este motivo estou fora do ar no FB, rsss…
Como é o NOME desse projeto imobiliário e QUAL É A EMPRESA que está envolvida?
Oi Mario, querido!
É o Saint Anne, eles estão com 70% na área urbana e avançaram 30% na Zona de Conservação de Manancial, criada pelo Plano de Manejo da APA, justamente para proteger a captação de agua do municipio, feito pela Sanasa no Rio atibaia. Eles invadem esta ZONA de Conservação!