O Rio Atibaia, o mais importante recurso hídrico de Campinas, está ameaçado por uma ação ilegal da Prefeitura. Em flagrante desrespeito à própria legislação ambiental, Governo Dário Saadi altera zoneamento para acomodar interesses do setor imobiliário.

O loteamento Saint’Anne em Sousas, está parcialmente localizado numa das Zonas de Proteção de Mananciais da APA e foi aprovado em 2020 como loteamento aberto. No entanto, a Prefeitura Municipal, flertando com os interesses imobiliários, tenciona aprovar o seu fechamento com muros, o que é totalmente ilegal em Zonas de Manancial.

Se acontecer, o fechamento do loteamento Saint’Anne, terá um impacto devastador no Rio Atibaia. A Mata Ciliar do rio e sua envoltória serão extremamente prejudicadas, o que levará à diminuição da disponibilidade e sensível piora na qualidade da água. Além disso, o fechamento do loteamento impedirá a circulação e reprodução de animais silvestres e a dispersão de sementes realizada por eles, gravíssimos fatores de degradação de qualquer curso d’água.

A OSCIP APAVIVA está lutando para impedir o fechamento do loteamento Saint’Anne. A APAVIVA clama pelos Direitos Legais do Rio Atibaia e defende que o mais importante recurso hídrico de Campinas deve ser preservado para as gerações futuras.

Se você entende que o Rio Atibaia deve ser protegido, aja! Entre em contato com a Prefeitura Municipal e faça sua voz ser ouvida. Você também pode se juntar à APAVIVA na luta pela preservação do rio e a perenidade das espécies da APA.

Quer argumentos?

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Campinas, em recente despacho, está negligenciando ou afrontando os seguintes aspectos legais ao autorizar o fechamento do loteamento Saint’Anne:

  • O fechamento é ilegal em Zonas de Manancial, contraria frontalmente todos os objetivos da Área de Proteção Ambiental! (artigo 2° Lai 10.850/2001)
  • O artigo 3º da Lei Complementar nº 295/2020 do município de Campinas estabelece que a Zona de Proteção de Mananciais é uma área destinada à preservação dos recursos hídricos e ao controle da poluição.
  • São ilegais os muros na ZONA de MANACIAL. Uma lei criada pelo próprio município aprovada pela Câmara de Vereadores define que o fechamento de loteamento na ZOC – área urbana da APA é admissível, enquanto nas demais zonas é proibido.
  • O Plano de Manejo da APA do Rio Atibaia, aprovado pelo Conselho Gestor da APA em 2009, estabelece que a Zona de Proteção de Mananciais é uma área destinada à preservação dos recursos hídricos e à manutenção da biodiversidade.
  • A Secretaria do Verde e Desenvolvimento Sustentável e o Conselho Gestor da APA já se manifestaram contrários a essa aberração ambiental.

O que você pode fazer:
Se você acredita que o repúdio popular pode salvar o Rio Atibaia, entre em contato com a Prefeitura Municipal e faça sua voz ser ouvida. Você também pode apoiar a APAVIVA na sua luta pela preservação do nosso Atibaia.

Aqui estão algumas ações que você pode tomar agora:

Unidos, podemos fazer a diferença!
Proteger um rio é salvar inúmeras vidas, inclusive as nossas.