O maior canídeo silvestre da América do Sul está presente na APA e vive em risco constante 

Um dos principais símbolos do cerrado e da floresta, da Estacional Semidecidual de Mata Atlântica (FES), o lobo-guará está  duramente afetado pela constante expansão dos loteamentos de alto padrão de Sousas e Joaquim Egídio.

loboguará (nome científico: Chrysocyon brachyurus) é uma espécie de canídeo endêmico da América do Sul e único integrante do gênero Chrysocyon.

Classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável, em uma lista de animais ameaçados de extinção, o lobo-guará é um semeador natural de florestas.

Com frequência, o animal é atropelado nas rodovias pela falta de seu habitat natural. Diante desse cenário, é necessário restaurar os corredores ecológicos da região rural da APA, para manter a espécie viva.

A Área de Recuperação Ambiental (ARA), previstas no Plano de Manejo, correspondem aos corredores ecológicos a fim de conectar os principais fragmentos de FES da APA de Campinas, com área superior a 45 hectares, à área núcleo:  o refúgio da vida Silvestre Mata Ribeirão Cachoeira.

No vídeo, as câmeras de ambientalista Gustavo Carvalho, registraram em Sousas, a presença do lobo guará na Zona de Proteção de Manancial da APA, região prestes a ser desmatada para a implantação de um condomínio.