A Área de Proteção Ambiental de Campinas possui um território de 22.300 hectares

O Zoneamento da APA de Campinas foi estruturado a partir da análise integrada da fragilidade ambiental e conectividade estrutural da paisagem (corredores ecológicos entre fragmentos florestais). A partir desses parâmetros, foram analisados atributos sociais; de uso e ocupação da terra; principais vetores de pressão; potencialidades e vocações; incidentes sobre o território da APA.

O Zoneamento da APA de Campinas expressa os objetivos de conservação ambiental e uso esperado na Unidade de Conservação (UC). Nessa perspectiva: “As regras estabelecidas determinam não somente os usos (e não usos), mas principalmente o grau de intensidade de cada uso permitido nessas zonas, para manter ou alcançar o estado desejado” (WWF, 2015, p. 24), ou seja permitindo o uso em uma determinada zona que “não altere a condição ambiental desejada”, promovendo o manejo adaptativo e requerendo a gestão contínua dos recursos (op. cit.).

O zoneamento da APA de Campinas está configurado em cinco zonas e três áreas estratégicas:

ZCB – Zona de Conservação de Biodiversidade possui 3.625 hectares, representa 16,3% do território da APA, corresponde aos espaços que abrangem os maiores e mais conservados fragmentos de Floresta Estacional Semidecidual (FES) da APA de Campinas, com potencial de atuação como fonte de biodiversidade.
ZCG-  Zona de Conservação Geoambiental, possui 6.880 hectares  30,9% , corresponde a terrenos com maior fragilidade ambiental da APA de Campinas, com características limitantes à ocupação e potencial incidência de movimentos de massa e processos erosivos. Também fazem parte da ZCG fragmentos de grande importância para a biodiversidade, e que não foram incorporados pela Zona de Conservação da Biodiversidade
ZPM – Zona de Proteção de Mananciais possui 2.430 hectares e corresponde  10,9% do território da APA,, compreende a porção sul da APA, Limítrofe ao município de Valinhos e da Rodovia D. Pedro II, com terrenos de fragilidade ambiental, forte pressão urbanizadora e importante para a proteção de manancial hídrico, incluindo a principal estação de captação de água da SANASA, próxima ao fragmento de FES da Fazenda Santana.
dZMS – Zona de Manejo Sustentável correspone a  6.560  hectares  e corresponde a 29,5% do território da APA. A ZMS divide-se em duas subzonas: na vizinhança de Carlos Gomes, Jardim Monte Belo e Chácaras Gargantilha, ao norte; e nas proximidades de Sousas e Joaquim Egídio, ao sul da APA. Não ocorrem, na ZMS, fragmentos maiores que 45 ha e que apresentem estágio sucessional inicial e médio e prioridades alta e muito alta indicadas pelo PMV. Destaca-se que a maior parte das fazendas históricas, que oferecem atividades de recreação e lazer está nesta Zona
ZOC – Zona de Ocupação Controlada possui 2.770 hectares corresponde a 12,4% do território da APA. A ZOC abrange localidades que integram o Perímetro Urbano de Campinas, compreendendo os distritos de Sousas e Joaquim Egídio e os airros Carlos Gomes, Chácaras Gargantilha e Jardim Monte Belo.