APAVIA e conselhos de Meio Ambiente de Campinas realizam vistoria na Barragem de Pedreira

Exigimos 640.000 árvores em 400 hectares, nada menos do que isso! 

 

Por iniciativa e proposição da APAVIVA, o Conselho de Meio Ambiente (COMDEMA) e o Conselho Gestor da APA (CONGEAPA), uma comissão de ambientalistas realizaram no dia 30 de setembro de 2020, a primeira  vistoria ao Programa de Revegetação e Enriquecimento Florestal da Barragem de Pedreira.

O programa promovido pelo consórcio de empreiteiras contratadas pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE),  como ação mitigatória e de compensação ambiental e o cumprimento de uma exigência da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que condiciona o avanço das obras ao cumprimento de etapas de recomposição ambiental.

 

Apenas 90.000 mudas plantadas até o momento

O programa avança de forma errática e ainda não alcançou nem 15% de seu objetivo. As desapropriações previstas não foram concluídas e algumas contestadas na justiça.

O viveiro de mudas nativas de origem local (totalmente adaptadas ao ambiente), com uma produção pífia – que ao que parece -, apenas cumpre alguma exigência, não determinada nas metas de produtividade. Por conta disso, mudas estão sendo adquiridas de outros viveiros em tamanho precoce, fator que aumenta o tempo de formação de mata e o índice de mortes por muda plantada.

O replantio às margens da Barragem de Pedreira, se dará numa faixa de 100 metros, a partir do nível d’água máximo estimado, que soma 210 hectares abrigando 336 mil árvores, no mínimo. Além dessa faixa de Área de Proteção Permanente (APP), o consórcio está obrigado a recompor, a título de compensação ambiental, mais 190 hectares (304 mil árvores) na conexão dos fragmentos de mata.

 


É de Pedreira, mas também é de Campinas

Apesar de ser conhecida como “Barragem de Pedreira”, a obra é executada para o represamento do Rio Jaguari, na fronteira do Município com a APA de Campinas, que suportará cerca da metade da intervenção e posterior alagamento.

 

Tarde demais para retroceder

A recente e correta suspensão das obras da barragem de Amparo, suscita que o mesmo possa ocorrer em Pedreira e temos que manter vigilância para que, em hipótese alguma, a restauração seja interrompida ou abandonada.

Ambientalistas fazem vistoria na Barragem de Pedreira e encontram várias irregularidades

Angela Poldosky visita os viveiros de mudas que serão utilizados no reflorestamento da Barragem de Pedreira