O Verde urbano é essencial para a vida de qualquer cidadão do planeta.

Infelizmente, Campinas trata muito mal os remanescentes florestais das suas áreas periurbanas. Hoje os 54 fragmentos florestais da APA de Campinas estão relegados a própria sorte. Sem manejo adequado, sem aceros, sem incentivo para que sejam preservados, estamos assistindo o cinturão verde de Campinas se extinguir. Precisamos da ação concreta do Órgão Gestor da APA – Secretaria Municipal do Verde, para conservar as últimas florestas de Mata Atlantica do município.

Maurício Lamano Ferreira – Alessandro Zabotto – Fernando Periotto organizadores no
primeiro e-book da série “Eu, o meio ambiente e você” trazem importantes dicas para quem quer mudar esse cenário desolador.

link do e-book

https://documentcloud.adobe.com/link/review?uri=urn:aaid:scds:US:7a263647-d602-4abf-857a-96e89ba90b92

alguns destaques:

“Mesmo ocupando menos de 3% da superfície terrestre,as cidades abrigam mais da metade da população mundial. Nas cidades ficam evidentes os padrões insustentáveis de consumo e de uso de recursos, impulsionando as mudanças climáticas e a perda da natureza e da biodiversidade. Precisamos urgentemente repensar os modelos de ocupação urbana. Muitas cidades já estão comprometidas com um futuro mais sustentável e com o desenvolvimento verde. Mas ainda precisamos de ações mais impactantes para cumprir a Agenda 2030 e garantir que as cidades sejam espaços inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Nesse sentido, é fundamental entendermos que nossa qualidade de vida está diretamente relacionada com a saúde dos ecossistemas urbanos. Este e-book mostra que as florestas urbanas e periurbanas podem ser fortes aliadas no enfrentamento à crise climática e de restauração dos ecossistemas. Quando bem geridas, as florestas e árvores dentro e ao redor das cidades podem ajudar a mitigar os efeitos das alterações climáticas, como o calor extremo, além de reduzir a poluição, estancar a perda de biodiversidade ao fornecer habitat, alimento e proteção para plantas e animais diversos. O conhecimento compartilhado neste e-book nos ajuda a pensar o verde urbano, as soluções para o hoje e a criar oportunidades de reconexão e de fazer as pazes com a natureza. ”
Denise Hamú Representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente no Brasil (PNUMA)

“(…) Nas cidades, as áreas verdes são elementos da paisagem que prestam serviços ecossistêmicos fundamentais. Além de promoverem a manutenção da biodiversidade, estes espaços auxiliam na regulação do ciclo hidrológico e da temperatura do ar, além de atenuar a poluição atmosférica e sonora, trazendo benefícios para a saúde física e mental dos habitantes da região. Circundando as cidades, as áreas periurbanas formam, muitas vezes, cinturões verdes que ajudam a garantir a segurança hídrica e alimentar da população.” dos organizadores,