A Audiência Pública da Unidade de Conservação da Mata Ribeirão Cachoeira, não avançou como esperado. Em reunião no gabinete da Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), a tão esperada Audiência Pública não ocorrerá com a brevidade necessária, apesar do apoio do secretário Hildebrando Herrmann.
Apesar do projeto da APAVIVA para a criação da Unidade de Conservação Mata Ribeirão Cachoeira ter sido protocolado há um ano e da SEPLAN, por meio do seu secretário Alair Godoy, ter encaminhado o termo do decreto, o departamento da SMMA, o GAUCA, que está encarregado da Audiência Pública, afirma que há necessidade ainda de ajustes e de oficinas prévias a serem organizadas, o que acarretará mais atraso ao processo.
A APAVIVA ofereceu o projeto já aprovado pela Fundação Florestal e SMA ao município. O prefeito apoia a publicação do Decreto e o CONDEMA acolhe e aprova a Audiência Pública, mas ainda assim existem barreiras quase intransponíveis para que a contribuição da sociedade seja reconhecida e a tão esperada proteção da MATA RC seja concluída.