Eleição no Condema é adiada após resistência da oposição
A articulação da sociedade civil foi capaz de reafirmar a autonomia do COMDEMA
Uma articulação entre as ONGs APAVIVA, Resgate Cambuí e a Guardinha, além dos sindicatos e as universidades UNICAMP e PUCC, conseguiram evitar que um representante da extrema direita associado ao governo municipal, assumisse a presidência do Conselho de Meio Ambiente de Campinas.
Em uma tentativa de eleger a chapa do promotor João Luis Miniccelli, para a presidência do órgão,o primeiro setor e o setor imobiliário se uniram para manter o conselho, como extensão do governo, tentando blindar de críticas na área.
O candidato da chapa do governo, conhecido por Dr.Galvão, possui larga ficha criminal, atentando contra a vida da esposa dando um tiro em seu queixo, à queima roupa, no dia em que ela havia conseguido a separação de corpos.
O movimento feminista de Campinas, também se mobilizou e fez um protesto no auditório em que acontecia a eleição.Como alternativa, a oposição montou a chapa VERDE, com os conselheiros, Professor Jefferson de Lima Picanço (Adunicamp), e Angela Podolsky (APAVIVA), sem votos suficientes, mas convictos de que o COMDEMA precisava de mudanças.
Diante da pressão, a eleição foi cancelada, com vitória da oposição.
Pelo regimento, é o presidente do COMDEMA que conduz a pauta e que deve ser democraticamente decidida entre os conselheiros. O conselho é estratégico por ter caráter deliberativo. Sua função é amenizar os impactos negativos ambientais promovido pelos empreendimentos especulativos, por eventuais violações das leis ambientais, conter abusos no uso e ocupação do solo do município, por empresas públicas e privadas, além de formular politicas públicas de interesse socio ambiental, por meios de pareceres, notas, resoluções e recomendações.
Pode ser um porta-voz do caos ou um contemporizador, mas é fundamental que seja um conselho autônomo nas suas decisões. Com mais tempo de articulação, novas eleições acontecem em abril, e uma chapa está sendo montada para concorrer à um novo programa para o COMDEMA no biênio 2020-2022.