Têm histórias que nasceram pra continuar, seguir em frente, procriar. Têm vidas que precisam de corredores para seguir conservadas porque representam muitas outras vidas.

 

Um dos maiores felinos ameaçados de extinção, topo da cadeia animal, que vive na Região Metropolitana de Campinas, a Puma, nossa conhecida onça parda, a suçuarana, tem seguido essa ordem de sobrevivência pelos fragmentos da Mata Atlântica.

“Suçuarana e os corredores” é um documentário inspirado no livro “Abayomi, o Puma brasileiro – a verdadeira história de um filhote órfão”, que relata a saga de um filhote de suçuarana, que foi encontrado 23 dias após a morte da onça-mãe, e  que felizmente está sendo reabilitado pelo Zoológico de Paulínia, importante aliado na preservação desta espécie, que até pouco tempo vivia anônima.

Em decorrência do aumento da população mundial, as cidades crescem, as plantações se expandem e as florestas diminuem, provocando uma mudança de paradigma – como conviver tão próximo aos animais selvagens?

Buscando estabelecer uma conexão com o público, a história é contada por uma velha suçuarana, nossa protagonista, que empresta sua experiência para expor peculiaridades da sua espécie e comentar as transformações do mundo, que vem observando nesses anos, lançando um SOS para a sociedade.

A narrativa é entrecortada por testemunhos, como o de um agricultor que se deparou com uma onça no quintal (ou melhor, no galinheiro), e de especialistas como uma zootecnista, um veterinário e um engenheiro florestal, que trabalham cotidianamente no resgate, reabilitação e reintegração da suçuarana ao seu habitat.

Acompanharemos os trabalhos da zootecnista e analista ambiental, Márcia Rodrigues, do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade, incluindo o sistema de monitoramento via satélite de coleiras GPS e os  “Corredores Ecológicos”, que em síntese são a conexão dos fragmentos de mata, criando um cinturão verde, importante não só para os deslocamentos das suçuaranas, como para manutenção da biodiversidade: “as florestas protegem os solos contra a erosão, favorecem a infiltração de água a partir das raízes das árvores, reduzindo o escoamento superficial e garantindo a recarga dos mananciais e aquíferos.”

Utilizando as ilustrações do livro em aquarela, materiais de arquivo de vários acervos e cenas que serão especialmente captadas para as coberturas, criaremos uma linguagem ficcional, nos distanciando do documentário clássico, para sensibilizar o espectador e conduzi-lo a uma reflexão.

Vamos correr contra o tempo, na tentativa de fazer ecoar daqui para o mundo, a conquista de um equilíbrio harmônico entre o homem e seu habitat.

Esse documentário é baseado no trabalho de pesquisa da zootecnista e analista ambiental, Marcia Rodrigues, que na condição de especialista do ICMBio, tem abraçado a causa da sobrevivência das suçuaranas e a criação de “Corredores Ecológicos”, na Região Metropolitana de Campinas.

Esse trabalho, por sua relevância, vem chamando atenção dos especialistas em meio ambiente. A tal ponto que Darcy e Kitty, autoras americanas dedicadas a causa de animais em extinção, publicaram recentemente o livro “Abayomi”, baseado em acontecimentos relatados pela zootecnista.

Com a intenção de somar esforços e fazer repercutir ainda mais a urgência de ações efetivas, estamos propondo a realização deste documentário.

Com base nessa história, vamos em busca das pessoas que presenciaram o aparecimento de onças pardas em áreas urbanas, bem como de técnicos e especialistas capazes de apontar soluções para o conflito.

A Narradora – a protagonista, uma velha suçuarana (onça parda) apoiada na sua experiência de vida, conta a história e dialoga com os demais personagens. Como uma sábia senhora ela seduz e encanta o espectador com sua crítica, ironia e variações de humor, estabelecendo uma comunicação direta com o público.

Abayomi – é o fio condutor de toda a narrativa, um filhote de suçuarana resgatado após a morte da onça mãe e reabilitado pela equipe do Zoológico de Paulínia.

Com base nessa história, vamos em busca das pessoas que presenciaram o aparecimento de onças pardas em áreas urbanas, bem como de técnicos e especialistas capazes de apontar soluções para o conflito.

 

Roteiro do Documentário – “Abayomi, o Puma brasileiro – a verdadeira história de um filhote órfão”