APA é uma Área de Proteção Ambiental, um tipo de Unidade de Conservação de uso sustentável

Nesse local é permitida a ocupação humana de áreas protegidas, mas devem ser respeitados os princípios de conservação e parâmetros estabelecidos.Ou seja, as atividades precisam ser sustentáveis: socioeconômica e ambientalmente responsáveis. Pois é um ambiente em risco e rico em biodiversidade.

As APAS são importantes tanto para a natureza quanto para a população. A APA de Campinas, por exemplo, serve como fonte de abastecimento de água para a cidade e região, mesmo ameaçada de extinção e poluída.

Portanto, a APA é definida por características ambientais importantíssimas e pela necessidade de preservação dos locais, geralmente muito degradados e com sérios riscos ao seu ecossistema. Pode-se haver as propriedades privadas, desde que exista a utilização racional dos recursos naturais, a manutenção da diversidade biológica e a preservação dos ecossitemas. Resumindo, é uma área de proteção onde a natureza e o homem devem conviver em harmonia.

Veja as APAS do Estado de São Paulo:

16 APAs estaduais, 3 federais e várias municipais. Em mais de 100 municípios, com extensão de cerca de 2,5 milhões de hectares.

 

 

fonte: Empraba.