O CONGEAPA, hoje é gerido pelo Secretario de governo José Afonso Bittencourt, entendemos que a gestão de qualquer Secretaria de governo, é tarefa de grande responsabilidade e que demanda tempo e energia. Seus executivos deveriam se ater a esta incumbência, e não assumir a presidência dos conselhos municipais, acumulando o poder, exercendo o controle político e reduzindo o caráter democrático dessas instituições.
Em 2011 vieram à tona diversos atos de corrupção dos políticos eleitos democraticamente em Campinas, e ainda vemos, a cada dia, novas denúncias de irregularidades do poder público municipal. Mais do que nunca é preciso que cada uma das instâncias de Participação popular, os Conselhos Municipais, estejam representados por cidadãos comprometidos em trabalhar para objetivos coletivos. E que a direção desses conselhos seja feita por cidadãos independentes do poder público, para que haja verdadeiramente transparência e legitimidade dos Conselhos.
Queremos lembrar que, de acordo com o seu decreto de criação, O CONGEAPA “possui caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador e tem por objetivo garantir a participação autônoma e organizada da comunidade no processo de definições da política de desenvolvimento local e no acompanhamento de sua execução”. Reforçamos o caráter coletivo e de cidadania ampla do CONGEAPA, no sentido de que este conselho é de todos os cidadãos campineiros, e não somente dos que residem ou tenham posses em Sousas, Joaquim Egídio, Carlos Gomes, Jardim Monte Belo e Gargantilha.