O Conselho Municipal do Meio Ambiente de Campinas (COMDEMA) abriu inscrições para entidades da cidade participarem do processo de escolha de representantes para a complementação do mandato 2020-2021. O prazo de inscrição vai até 23 de abril de 2021.
O COMDEMA é um órgão deliberativo que promove a participação organizada da sociedade civil na discussão e definição da política ambiental, em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação, reabilitação e melhoria do meio ambiente natural e construído da cidade. Infelizmente, o atual governo federal acelerou o desmonte da participação social em processos e políticas públicas que afetam diretamente a população.
Wagner Romão & Maira Rodrigues em ” Desmonte da Participação Social” descrevem a dramática situação dos conselhos na esfera federal. A íntegra da matéria está no link: https://aterraeredonda.com.br/o-desmonte-da-participacao-social/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=o-desmonte-da-participacao-social&utm_term=2021-04-11.
Os conselhos são fundamentais para a formulação e monitoramento de políticas públicas, e queremos ampliar o espaço de debates em Campinas. Os Conselhos ambientais COMDEMA e CONGEAPA (Conselho Gestor da APA) cumprem importante papel democrático e de proteção ao meio ambiente, lutando pela conservação dos remanescentes de Mata Atlântica do município e por políticas públicas que garantam a qualidade do ar e da água para os cidadãos.
Ao longo dos últimos anos, ações do poder público municipal vêm promovendo uma redução das áreas verdes do município, sob a desculpa de serem de “interesse social”. Além disso, a prefeitura aprova empreendimentos imobiliários em mananciais, que impermeabilizam o solo e dificultam a produção de água. Ao mesmo tempo, promove projetos, como barragens e alagamentos de APPs, com o argumento de defesa da segurança hídrica de Campinas.
Em caráter deliberativo o COMDEMA tem fiscalizado e promovido importantes discussões para conter esse desenvolvimento econômico a qualquer custo, sem sustentabilidade. E consideramos importante ampliar a participação social através de associações de bairro e representantes do terceiro setor. Abaixo, temos as regiões que ainda não estão representadas no COMDEMA:
Macrozona 2 – Área predominante rural, localizada a norte/nordeste do município – saída para Mogi Mirim, incluindo bairros como Recanto dos Dourados, Bananal, Bosque das Palmeiras, Village Campinas, Vale das Garças, Chácaras Bocaiúvas;
Macrozona 3 – Compreende as regiões de Barão Geraldo, no Eixo D. Pedro I, entre Ceasa e Santa Cândida – San Martin, Guará, Cidade Universitária, Real Parque, Parque das Universidades;
Macrozona 5 – Região Campo Grande / Residencial Parque São Bento, Florence, Jardim Maracanã, Parque Itajaí – Região Ouro Verde / Residencial Mauro Marcondes, Jardim Vista Alegre, São Cristóvão, Jardim Planalto/ DICs / Cohab;
Macrozona 7 – Compreende a zona sul / sudeste do município – região rural de Friburgo, Aeroporto de Viracopos, Jardim Campo Belo I e II, Jardim Marisa e Marisa I, Jardim Santa Maria, Jardim São Domingos, Jardim Fernanda e Jardim Nova América, Cidade Singer, Vila Palmeiras, Jardim São João, Jardim Itaguaçu, Jardim Irmãos Sigrist;
Macrozona 8 – Localizada a nordeste do município, desenvolve-se ao longo dos eixos das rodovias Adhemar de Barros, D. Pedro I e Prefeito José Magalhães Teixeira, incluindo Jardim Mírian, Parque Xangrilá, Parque Pomares, Parque Imperador, Notre Dame e Gramado.
As entidades interessadas, regularmente constituídas e sediadas em Campinas, podem se cadastrar junto à Secretaria Executiva do Comdema, no período de 9 (nove) de abril a 23 de abril de 2021.
Vamos ampliar ao máximo os espaços de debate, participação e controle da sociedade sobre as políticas públicas. Venham integrar nosso time e ampliar nossa base de resistência ao desenvolvimento a qualquer custo. Se inscrevam! Qualquer dúvida, pode nos procurar para esclarecimentos.