Banco de Sementes da APAVIVA tem como objetivo a preservação genética das espécies da Mata Ribeirão Cachoeira – Mata Núcleo da APA de Campinas

 

Desenvolver um banco de sementes de espécies nativas florestais pertencentes a Floresta Estacional Semidescidual (FES) de Mata Atlântica da Área de Preservação Ambiental de Campinas, estará promovendo a conservação ex-situ de espécies vegetais que desempenham fundamental importância como um recurso natural.

Pretendemos, com o Banco de Sementes, oferecer aos viveiristas regionais, sementes de qualidade e mudas já adaptadas o que facilitará a recomposição florestal de áreas degradadas.

A APAVIVA futuramente usará as mudas nativas para os Programas de Recuperação Ambiental, a serem implantados na APA. Dos 223 km de extensão do território, 50% são áreas de pasto, antigas culturas de café e cana de açúcar e sem cobertura vegetal nas matas ciliares das nascentes e ribeirões. Reflorestando o território as futuras florestas irão manter a integridade e fertilidade dos solos, proteger os corpos d’água e regularizar o fluxo hídrico para as plantações, além de fornecer os polinizadores, que os agricultores precisam para a reprodução de suas lavouras. Essas propriedades rurais  precisam ser adaptadas aos modelos novos de sustentabilidade de desenvolvimento econômico, ao CAR e ao Plano de Manejo.

Promover a biodiversidade, garantir a recuperação de nascentes é fundamental para nossa segurança hídrica e a preservação do nosso ecossistema.

As amostras do banco de sementes para reprodução, dependerão do tempo e da metodologia adotada na coleta, queremos  garantir abrangência da área da envoltória da Mata Ribeirão Cachoeira e possíveis alterações genéticas das espécies. Para o desenvolvimento deste projeto experimental serão consideradas as seguintes etapas:,

  1. Coleta
  2. Identificação
  3. Preparo das amostras
  4. Armazenamento